Seminário Teológico Batista do Estado de São Paulo

Professores

Mestre em Teologia pela FABAPAR

Pós graduado em Docência do Ensino Religioso

Bacharel em Estudos Interculturais

Bacharel em Teologia

Bacharel em Teologia, Pós-graduado em Teologia Aplicada do Novo Testamento pela FABAPAR, Licenciando em História. 

Especialização em Teologia Sistemática e Pregação Expositiva.

Pastor e presidente da Igreja Batista Aliança.

Pedagogia (Administração Escolar) – Faça. Filosofia Ciências e Letras de Nova Iguaçu -RJ
Bacharel em Teologia – Sem. Teológico Batista do Sul do Brasil
Convalidação – Faculdade Teol. Batista do Paraná
Mestre em Divindade – Cohen University/FATEFÉ
Doutor em Teologia – Cohen University/FATEFÉ

 

Diretor do Ateneu Fluminense, Liceu Fluminense – Belford Roxo – RJ, Instituto Muisa – Duque de Caxias – RJ, professor na Faculdade de Artes de Guararapes – SP, Faculdade Teológica Batista do Grande ABC, Faculdade Teológica Batista de São Paulo, Faculdade Teológica Batista de Bauru.

Ordenação pastoral em 1980, início do ministério na cidade de Buritama-SP, tendo pastoreado ainda as Igrejas Batistas em Guararapes, Jardim Anchieta em Mauá, Jardim Helena em Itaquera, São Paulo e Batista Redentor em Bauru, além de ajudar como Pr interino às Igrejas de Nova Europa e Primeira Batista em Avaré, tendo levado à organização as igrejas Batistas: Primeira de Agudos, Primeira de Barra Bonita, Jardim Ferraz, Central de Bauru e Boas Novas de Jaú.

Tenho realizado mentoria e aconselhado pastores e lideranças de igrejas, bem como orientado pequenas igrejas, assistindo-as pastoralmente. Presidente da Associação das Igrejas Batistas do Noroeste do Estado de SP, Presidente da Associação Batista Centro do Estado de SP, VICE-presidente do CETM da Convenção Batista do Estado de SP.

 

Até 2005 existiam duas instituições de ensino bíblico e teológico no âmbito da nossa Associação. O Seminário mantido pelo CETM da CBESP e a FATEO, mantida pela Junta Administrativa da ABCESP. O Seminário oferecia, segundo orientação do CETM, curso bíblico e a FATEO oferecia o curso de Bacharel em Teologia. Porém, por iniciativa da Junta Administrativa da FATEO com anuência da ABCESP, o CETM aceitou fazer a fusão das duas instituições, recebendo a FATEO, mediante acordo celebrado por ambas as partes. Foi mantido o nome de Seminário, mas com a estrutura funcional da FATEO, como ainda hoje funciona.

Com a nova estrutura o Seminário ganhou nova vida com nova dimensão das suas atividades. Sob a direção do Pr Willian Tenório Quintela uma nova dinâmica tem sido implementada visando contextualizar a instituição e torná-la mas eficiente e significativa em seus objetivos. Minha participação tem sido gratificante nestes quase 29 anos como professor de diversas matérias. Hoje o Seminário é a melhor instituição de ensino teológico do interior do Estado de São Paulo.

Bacharel em Teologia – Faculdade Teológica Batista de Campinas, 1985-1988.
Complementação de créditos para diploma do MEC,FTSA Londrina 2006-2007.
Especialização em nível de pós graduação lato sensu “Formação de Professores para o Ensino Superior” .2009, UNIP-Bauru semi-presencial.
Pós-graduação em Bíblia, FTSA – Londrina, 2016.

 

Conversão e membro de igreja batista, há 45 anos. Membro das  igrejas : Batista Paulistana de São Paulo;  Batista de Pirajuí; Batista de Vila Mariana  São Paulo, breve período; Batista Central de Campinas; Batista de Barão Geraldo-Campinas; Batista de Paulínia; Batista Fonte-Campinas;  e desde 2007, PiB Bauru. 
Ministério em geral com ensino para EBD, pequenos grupo, Ministério Infantil e Ensino Bíblico nessas igrejas acima citadas.
Ministério com seminário Teológico Batista do Estado de SP ,  desde 2007, em apoio curricular e geral aos diretores : profa Moema, pastor Francisco, Pastor Joel.
Docência desde 2008, Lecionando as disciplinas:  História da Igreja; Cristianismo e Cultura; Teologia do Antigo Testamento; Introdução ao Antigo Testamento; Métodos de Estudo Bíblico; Dinâmica da Vida Cristã; Educação Cristã. 

 

O STBESP desde  longa data, é  instituição  que oferece e incentiva a todos ao envolvimento do ensino teológico, em especial e quando possível, de forma presencial. Essa experiência envolve, encoraja e proporciona vivência inigualável em comunhão e partilha. Nesses anos de meu envolvimento usufruo  com gratidão das oportunidades de estudo e troca entre irmãos alunos e professores. Não demore mais, venha fazer parte da nossa história!!